VIII SEMANA NACIONAL DE FÉ E COMPROMISSO SOCIAL: A RECONCILIAÇÃO COMO CAMINHO DA ESPERANÇA

A Igreja Católica em Moçambique promove de 21 a 27 de Julho de 2025, a VIII Semana Nacional de Fé e Compromisso Social (SNFCS) com Apelo à Reconciliação Nacional Sob o lema “A Reconciliação como Caminho da Esperança”.
A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz, no contexto do Jubileu do Ano Santo de 2025 e da celebração dos 50 anos da Independência Nacional.
Neste marco simbólico e espiritual, a Semana convida todos os moçambicanos — cristãos e não cristãos, católicos e não católicos — a refletirem sobre as feridas históricas do país e o urgente imperativo de construção de uma verdadeira reconciliação nacional. Inspirada na Nota Pastoral dos Bispos Católicos de Moçambique, publicada em Maio deste ano, a SNFCS propõe um itinerário de reflexão, diálogo e compromisso cívico com o futuro do país.
Durante a semana, serão debatidos cinco subtemas estruturantes:
- A reconciliação que Moçambique precisa;
- Os pilares de uma reconciliação duradoura;
- A reconciliação como caminho de esperança;
- Celebrar a reconciliação no Ano Jubilar;
Um programa pastoral de educação para a reconciliação.
As sessões de trabalho serão dinamizadas em escolas, universidades, comunidades cristãs, grupos paroquiais e associações, promovendo momentos de leitura, debate, oração e partilha, com base na Palavra de Deus, na Doutrina Social da Igreja e nas experiências de reconciliação de países como África do Sul, Gana e Libéria.
“O nosso país ainda carrega feridas profundas, antigas e recentes, que comprometem a unidade, a paz e o desenvolvimento”, afirmam os Bispos na Nota Pastoral. Por isso, “a reconciliação torna-se urgente e inadiável” — não apenas como discurso, mas como processo concreto de escuta, perdão, verdade e restauração, com especial atenção ao papel dos jovens, das escolas, das igrejas e da sociedade civil.