De 21 a 28 de Maio celebra-se o oitavo aniversário da publicação da encíclica Laudato Si’ cujo tema para este ano é a “Esperança para a Terra. Esperança para a humanidade”.
A Semana Laudato Si’ começou como uma forma de celebrar o primeiro aniversário da carta Encíclica Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Nossa Casa Comum, do Papa Francisco de 2015. Desde então, essa celebração anual tornou-se uma forma de todos os católicos se reunirem e se alegrarem com o progresso que fizemos dando vida à Laudato Si’, e de nos comprometermos a continuar rezando e agindo pela nossa casa comum.
A Comissão Episcopal de Justiça e Paz e as Comissões Diocesanas de Justiça e Paz tem vindo a realizar várias acções concretas de implementação da Laudato Si, como formação dos membros das Comissões Diocesanas de Justiça e Paz com base no kit de ferramentas baseados na Fé, que ocorreu em 2021 em três regiões eclesiásticas, centro, norte e sul.
Igualmente, a CEJP e as CDJP´s têm vindo a realizar acções de protecção do meio ambiente, como plantio de árvores de sombras, mangais, fruteiras, que ocorreram em várias dioceses, Quelimane, Tete, Chimoio, Lichinga, Nampula e Arquidiocese de Maputo.
Neste contexto, a CEJP convida as Comissões Diocesanas de Justiça e Paz e a todos fiéis e homens de boa vontade a celebrar a semana Laudato Si cuidando da meio ambiente nossa casa comum, com acções de protecção do meio ambiente como, palestras, actividade de limpeza, recolha de lixo, plantio de árvores, etc.,