SECAM e União Africana assinam novo Protocolo de Acordo em Adis Abeba

O Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar (SECAM) e a União Africana (UA) assinaram, esta sexta-feira, um novo Protocolo de Acordo na sede da Comissão da União Africana (CUA), em Adis Abeba, Etiópia.
O documento foi assinado, em nome do SECAM, por Sua Eminência o Cardeal Fridolin Ambongo Besungu, OFMCap, Arcebispo Metropolitano de Kinshasa, República Democrática do Congo, e Presidente do SECAM. Pela União Africana, o Protocolo foi subscrito por Sua Excelência o Embaixador Bankole Adeoye, Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança (PAPS) da Comissão da União Africana.
A assinatura deste novo Protocolo marca uma década desde a conclusão do primeiro Acordo de Cooperação, firmado a 19 de Agosto de 2015, também na Comissão da União Africana. O novo instrumento jurídico está alinhado com as directrizes e os quadros institucionais mais recentes da Comissão da UA, reforçando a colaboração estruturada entre a União Africana e os seus parceiros, em particular no domínio da paz, governação, direitos humanos, desenvolvimento integral e promoção da dignidade humana no continente africano.
Este acordo renovado reafirma o compromisso do SECAM e da União Africana em aprofundar a cooperação estratégica em questões de interesse comum, consolidando o papel das instituições religiosas como parceiros relevantes nos processos de paz, desenvolvimento sustentável e coesão social em África.
Ler artigo na integra. COMUNICADO DE IMPRENSA 11.02.2026 – SCEAM & UA

