Papa Leão XIV erige Diocese de Caia e nomeia Dom António Manuel Bogaio Constantino como primeiro Bispo

A Igreja Católica em Moçambique passa a contar com uma nova circunscrição eclesiástica. Sua Santidade o Papa Leão XIV erigiu oficialmente a Diocese de Caia, por desmembramento da Arquidiocese da Beira e das Dioceses de Quelimane, Tete e Chimoio, tornando-a sufragânea da Arquidiocese da Beira.
A informação foi tornada pública pela Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), através de um comunicado do seu Secretariado Geral, datado de 23 de Dezembro de 2025, em Maputo.
No mesmo acto, o Santo Padre nomeou Sua Excelência Reverendíssima Dom António Manuel Bogaio Constantino, M.C.C.I., até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Beira, como primeiro Bispo da nova Diocese de Caia.
Breve perfil biográfico do novo Bispo de Caia
Dom António Manuel Bogaio Constantino, M.C.C.I., nasceu na Beira, Província de Sofala, a 9 de Novembro de 1969. Ingressou no Instituto dos Missionários Combonianos em 1990, tendo realizado o seminário propedêutico entre a Beira e Nampula. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Filosófico de Matola, em 1994.
Em 1995, foi enviado para Kampala (Uganda), onde realizou o noviciado, tendo feito a Primeira Profissão Religiosa a 10 de Maio de 1997. No mesmo ano, prosseguiu os estudos de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde fez a Profissão Perpétua a 7 de Outubro de 2000.
Foi ordenado sacerdote na Beira, a 13 de Maio de 2001. Após a ordenação, foi enviado para Espanha, onde permaneceu entre 2001 e 2007, colaborando com a revista Mundo Negro e obtendo a Licenciatura em Jornalismo e Comunicação Integral.
Ao longo do seu ministério sacerdotal e religioso, desempenhou diversas funções pastorais e de liderança, entre as quais se destacam:
- 2008–2011: Director da revista Vida Nova do Centro Catequético de Anchilo e Pároco de Monapo (Arquidiocese de Nampula);
- 2012–2016: Pároco de Chitima e Mucumbura, Arcipreste do Vicariato Forâneo de Songo, Responsável Diocesano para a Catequese e Subdirector do Secretariado Pastoral (Diocese de Tete);
- 2017–2022: Superior Provincial dos Missionários Combonianos em Moçambique, por dois mandatos;
- 2019–2022: Presidente da Conferência dos Religiosos em Moçambique (CIRMO).
Em 13 de Dezembro de 2022, foi eleito para a Igreja titular de Sutunurca e nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Beira, tendo recebido a ordenação episcopal a 19 de Fevereiro de 2023, na cidade da Beira. Actualmente, exerce também a função de Vigário Geral da Arquidiocese da Beira.
A ereção da Diocese de Caia constitui um marco significativo na história da Igreja em Moçambique, reforçando a proximidade pastoral e a organização eclesial ao serviço do povo de Deus. A Conferência Episcopal de Moçambique convida todos os fiéis a unirem-se em oração pela nova Diocese e pelo ministério do seu primeiro Bispo.

