Dom Inácio Saúre destaca a comunhão episcopal e os desafios da Igreja no Jubileu de Ouro da IMBISA

O Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), Dom Inácio Saúre, afirmou que a celebração do Jubileu de Ouro da IMBISA constitui um momento privilegiado para fortalecer a comunhão entre as Conferências Episcopais da região, promover a partilha de experiências de fé e reafirmar o compromisso de caminhar juntos na vivência da sinodalidade.
Falando na despedida dos bispos da CEM, que ontem partiram para Manzini, Dom Inácio sublinhou que o grande desafio actual da Igreja é dar continuidade à implementação das decisões do Sínodo sobre a Sinodalidade, processo que se estende até 2028.
“Estamos na fase de implementação que vai nos conduzir até 2028. O nosso sonho, para os próximos 50 anos, é ver uma Igreja verdadeiramente consolidada em África, especialmente na África Austral. Queremos também ver a democracia efectivamente implantada nos nossos países, para que os povos possam viver felizes, em paz e tranquilidade”, destacou.
O Jubileu de Ouro da IMBISA, que coincide com o Jubileu da Igreja, é visto como uma oportunidade histórica de renovação e esperança para os povos da região, reforçando o papel da Igreja na promoção da comunhão, da paz e da justiça social.