Santa Sé lança Plataforma de Acção Laudato Si
Uma iniciativa visando a protecção do Meio Ambiente a nível global foi lançada semana finda (25/05) na sala de imprensa da Santa Sé com a designação de Plataforma de Acção Laudato Si.
O projecto terá a duração de sete anos e envolverá dioceses, paróquias, grupos eclesiais e laicais, assim como hospitais e centros de atendimento, empresas, empresas agrícolas, escolas e universidades, institutos e ordens religiosas, todos chamados a adotar estilos de vida sustentáveis.
De acordo com prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Peter Appiah Turkson, não se trata de uma iniciativa em seu próprio benefício, mas de um projecto necessário, considerando os dados recentes que falam de graves riscos para o planeta e seus habitantes. “A nossa família humana, em sua totalidade, está em grande perigo, não temos mais tempo para esperar ou adiar”.
De referir, que há sensivelmente seis anos que o Papa Francisco lançou a carta Encíclica Laudato Si, que exorta os fiéis e homens de boa vontade a cuidar do Meio Ambiento, considerado nossa “Casa Comum”.
Segundo cardeal Turkson, o Papa Francisco é actualmente a voz mais influente sobre este tema. De fato, o Pontífice foi convidado a participar da próxima Cop26 agendada para novembro próximo em Glasgow, na Escócia.