Capacitados agentes em protecção ambiental
A Comissão Episcopal de Justiça e Paz (CEJP) capacitou agentes das Comissões Diocesanas de Justiça e Paz (CDJP´s) em matérias de protecção do meio ambiente no âmbito da divulgação da carta Encíclica Laudato SI, do Papa Francisco publicada a 24 de Maio de 2015.
A formação decorreu no Centro de Promoção Humana de Guiua, Diocese de Inhambane, na qual participaram 18 membros das CDJP´s da província Eclesiástica Sul nomeadamente Arquidiocese de Maputo e Dioceses de Xai-Xai e Inhambane, sendo que daquele grupo 9 são mulheres e 9 homens.
A capacitação visava dotar os formandos em habilidades teóricas e práticas sobre conhecimentos relacionados com a conservação do meio ambiente com base num kit de ferramentas baseado na Fé para a Gestão de Recursos Naturais e Acção Climática em prol da Casa Comum fornecido pela Conferência Episcopal de África e Madagáscar (SECAM).
Está capacitação de agentes das Comissões Diocesanas de Justiça e Paz insere-se num ciclo de formações iniciadas no mês de Dezembro de 2020. A primeira abrangeu a Província Eclesiástica do Centro e teve lugar no Centro da Nazaré na Arquidiocese da Beira. Já a segunda ocorreu no Centro de Carapira na Diocese de Nacala na qual participaram agentes da CDJP`s da província Eclesiástica Norte.
Estas formações concorrem para o cumprimento do plano estratégico da CEJP em que um dos pilares de intervenção é a protecção do meio ambiente.