Lançada iniciativa “Cuidar da Nossa Casa Comum”
A Comissão Episcopal de Justiça e Paz em coordenação com Arquidiocese de Maputo lançou no dia 04 de Setembro a iniciativa “Cuidar da Nossa Casa Comum”, que visa plantar 1183 árvores de diferentes espécies na cidade de Maputo, numa parceria com o Conselho Autárquico de Maputo.
A iniciativa insere-se no âmbito da divulgação da Carta Encíclica Laudato Si (Louvado Sejas Senhor) de Sua Santidade Papa Francisco (2015), que reclama urgência na protecção do meio ambiente considerado “Nossa Casa Comum”.
A iniciativa “Cuidar da Nossa Casa Comum” vai abranger 20 artérias da capital, que representam o trajecto percorrido pelo Santo Padre Francisco, aquando da sua visita Apostólica à Moçambique, que ocorreu de 04 a 06 de Setembro de 2019.
O acto de lançamento foi orientado por Sua Excelência Reverendíssima Dom Francisco de Chimoio, Arcebispo de Maputo e Sua Excelência Eneas Comiche, Presidente do Conselho Autárquico de Maputo. Na ocasião, foram abençoadas e plantadas 101 palmeiras reais ao longo da Avenida Eduardo Mondlane, a partir do entroncamento entre as Avenidas Eduardo Mondlane com a Vlademir Lenine até o cruzamento entre a Avenida Eduardo Mondlane e a Avenida Salvador Allende.
No discurso de lançamento Dom Francisco Chimoio exortou os fiéis e as pessoas de vontade a cuidar das árvores regando-as, a não urinar e não partir nas árvores, sendo que elas representam um bem comum e precisam do cuidado de todos cidadãos
Por sua vez, Eneas Comiche, Edil da capital, apelou os munícipes a colaborar no “Cuidado da Nossa Casa Comum”, sendo que as árvores tem uma função estética, urbanística e ambiental importante ao absorver as partículas poluentes emitidas para atmosférica, por isso, são um bem para nossa saúde.
Já no dia 07 de setembro seguiu-se o plantio de mais 88 palmeiras reais na Avenida Eduardo Mondlane, no troço de vai do entroncamento entre as Avenidas Eduardo Mondlane com a Salvador Allende até o cruzamento entre Avenida Eduardo Mondlane com a Avenida Julius Nyerere.
O próximo plantio de árvores (palmeiras reais) está agendado para o dia 11 de Setembro pelas 7:00 horas e vai abranger as Avenidas Eduardo Mondlane, a partir do cruzamento com a Vlademir Lenine até o entrocamento entre a Avenida Eduardo Mondlane e a Karl Marx.
Ainda no mesmo dia, serão plantadas acácias vermelhas na Avenida Pratice Lumumba, partindo da praça da independência até a praça travessia de Zambeze.
A actividade de plantio de árvores vai durar quatro meses, estando previsto o plantio de 1183 mudas de diferentes espécies.