Justiça e Paz realiza encontro nacional
A Comissão Episcopal de Justiça e Paz e as Comissões Diocesanas de Justiça e Paz realizaram o encontro nacional entre os dias 04 a 09 de Dezembro de 2023 no Centro de Promoção Humana de Guiúa – Diocese de Inhambane. Participaram da reunião nacional:
Dom António Juliasse, Presidente da CEJP, Dr. Augusto Bassa João, Secretário-Geral da CEJP, os coordenadores das Comissões Diocesanas de Justiça e Paz, o Sr. Miguel Ramos, coordenador da CDJP na Arquidiocese de Maputo, Padre Guilherme Mucavele, coordenador da CDJP na diocese de Xai-Xai, Padre Jorge, coordenador da CDJP em Inhambane, Diamantino Maiala, Assessor da CDJ de Inhambane, Padre Gian di Dieu, coordenador da CDJP na Arquidiocese da Beira, Padre Eduardo Mouzinho, coordenador da CDJP de Chimoio, Padre Elton Laissone, coordenador da CDJP de Tete, Padre Agostinho Pessulo, coordenador da CDJP de Quelimane, Irmã Ana Palmira, coordenadora da CDJP de Gúrue, Sr. Nicolau Ramos, membro da CDJP de Nacala, Sr, Baptista, representante do coordenador de Nampula, Sr. José Campira, coordenador de Lichinga, Padre Frederico, director espiritual da CDJP de Pemba e os membros do Secretariado, Sr. Brás Djedje, Sra. Lindoca Tomás, Sr. José Tivane e Sra Maria Domingos.
O encontro nacional tinha como objectivos:
- Contribuir para o fortalecimento do trabalho da Comissão Episcopal de Justiça e Paz e das Comissões Diocesanas em vista a transformar a sociedade moçambicana à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja nas diferentes áreas em que esta se encontra envolvida.
- Apresentar e avaliar os relatórios de actividades realizadas pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz e Comissões Diocesanas ao longo do ano;
- Reflectir sobre o papel da Comissão de Justiça e Paz na actual conjuntura do país (participação da CEJP e CDJP) na observação das VI Eleições Autárquicas de 2023 e preparação da observação Eleitoral para eleições de 2024;
- Propor e planificar actividades a serem desenvolvidas no ano de 2024.