Exortação Pastoral do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagascar (SCEAM)

«Que conheçam a Cristo e tenham a vida em abundância» (cf. Jo 17,3; 10,10)
“A celebração do Jubileu de Ouro do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar (SCEAM), de 29 de Julho de 1969 a 29 de Julho de 2019, proporcionou à Igreja em África e Madagáscar uma oportunidade única de agradecer a Deus pelas inúmeras bênçãos à Igreja-Família de Deus em África e a todo Continente, ao longo dos últimos cinquenta anos” (nº1). De referir que o Jubileu de Ouro celebrou-se sobre o tema: Igreja-Família de Deus em África, Celebra o teu Jubileu! Proclama Jesus Cristo, teu Salvador.
Esta celebração do Jubileu norteou-se pelos seguintes objectivos:
- Celebrar em acção de graças as maravilhas de Deus, o dom do baptismo e da Igreja;
- Reviver o caminho percorrido em vista de nos enraizarmos em Cristo e nos comprommetermos decididamente com fé na missão da proclamação do Evangelho com os factos e em palavras.
Para atingir tal objecto, cada cristão e cada comunidade foi convidada a entrar plenamente na celebração do Jubileu, através das seguintes actividades:
- acção de graças;
- memória do caminho percorrido;
- arrependimento e conversão; e
- compromisso renovado em testemunhar Cristo em África, Madagáscar e nas Ilhas.
De referir que em Moçambique a apresentação da Exortação Pastoral do SCEAM foi feita no dia 21 de Janeiro do corrente ano nas dependências do Seminário Maior São Pio X, e contou com a presença de Sua Excelência Reverendíssima D. Lúcio Andrice Muandula, Bispo de Xai-Xai e actualmente Segundo Vice Presidente do SCEAM. Somos todos convidados a ler, reflectir e desenhar as acções para tornar o documento conhecido e vidido pelas comunidades cristãs.