Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral elogia o Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM)
Por: Domingos Macalane
O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral manifesta a sua satisfação pelo nível de funcionamento do Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM).
O facto foi expresso esta segunda-feira, em Maputo, pelo representante deste organismo da Santa Sé, Mário Almeida, após concluir encontros com as comissões que fazem parte do Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique.
Segundo Mário Almeida, o Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique, liderado pela Irmã Marines Biasibetti, na qualidade de Secretária-Geral, funciona de forma integral e está muito bem organizado.
“Em primeiro lugar, muito grato pelo acolhimento, pela recepção, pelo espírito de diálogo que tivemos nestes dias, de aprendizagem mútua. O Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique está muito bem organizado. Esta é uma daquelas conferências episcopais que já tem praticamente todas as comissões implementadas.
Talvez no futuro podem pensar, um ou outro país já tem a Comissão da Ecologia, talvez no futuro, com mais recursos humanos, com mais capacidade, podem pensar talvez em criar essa também. Mas para os desafios actuais de Moçambique, na área social, aqui já existem todas as comissões para as diversas áreas e agora também é preciso que cada comissão implemente mais o método sinodal, que o próprio Sinodo dos Bispos utilizou, que é um método de permanente escuta e diálogo entre as várias entidades, entre aqui as comissões nacionais e as comissões respectivas que estão lá nas dioceses, para um caminhar conjunto, um caminhar juntos, como significa a palavra sinódo, que seja mais frutuoso e que ajude a Igreja a responder melhor a estes obstáculos ao desenvolvimento humano integral que existem neste momento histórico em Moçambique.”
O Departamento Social da Conferência Episcopal de Moçambique é composto pelas seguintes comissões: Caritas Nacional, a Comissão Episcopal para Migrantes, Refugiados e Deslocados, a Comissão da Saúde, a Comissão da Justiça e Paz, a Comissão da Educação e a Comissão da Pastoral Penitenciária.