As Comissões Diocesanos de Justiça e Paz e a Comissão Episcopal de Justiça e Paz realizam encontro Nacional em Marera

Doze Coordenadores das Comissões Diocesanas de Justiça e Paz de Moçambique e o Secretarido da Comissão Episcopal de Justiça e Paz estiveram reunidos de 10 a 14 de Fevereiro para avaliar as actividades realizadas no ano de 2024 e planificar de forma conjunta as actividades para o ano de 2025.
A reunião nacional contou com a participação de Dom António Juliasse, Referente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, que orientou o encontro. O mesmo serviu para reforçar a comunhão entre os participantes oriundos de todas as dioceses bem como, a formação permanente dos coordenadores diocesanas em matérias como a reconciliação, a cidadania positiva, o cuidado da criação.
“Nestes encontros temos oportunidades de ouvirmo-nos mutuamente e colocar em conjunto aquilo que podemos fazer. O trabalho de justiça e paz nunca é um trabalho nacional é um trabalho diocesano e paroquial, trabalhe-se mais na base no terreno, daí a importância dos secretariados diocesanos e das paróquias que concretizam as actividades”, disse Dom António Juliasse.
Para além da partilha dos relatórios de actividades foi apresentado o Director do Gabinete Católico de Ligação Parlamentar (GCLP), o Padre Daniel Raúl; fez-se uma avaliação do estágio de funcionamento da plataforma São Tomás Moro;
Foram discutidos três temas a saber: o compromisso da Justiça e Paz no actual contexto do país cujo orador foi Dom António Juliasse; o papel das comissões diocesanas de justiça e paz na reconciliação nacional cujo orador foi Padre Jean di Dieu Bukuru; a identificação de desafios e soluções no contexto diocesano cujo orador foi o Padre Eduardo Mouzinho.
Participaram do encontro, Dom António Juliasse, Referente da CEJP, o Dr. Augusto Bassa, Secretário-Geral da CEJP, o Sr. Miguel Ramos, Coordenador da CDJP da Arquidiocese de Maputo, Pe. Guilherme Mucavele, CDJP de Xai-Xai, o Sr. Diamantino Destino Malaia, Coordenador da CDJP de Inhambane, o Sr. José Campira, Coordenador da CDJP de Lichinga, o Pe. Samuel Alegria, Coordenador da CDJP de Gurúe, o Pe. Frederico Leonardo, Coordenador da CDJP de Pemba, o Sr. Nicolau Ramos, Coordenador da CDJP de Nacala, o Pe. Benvindo Tápua, Coordenador da CDJP da Arquidiocese de Nampula, o Pe. Sereneu Alexandre, Coordenador da CDJP de Quelimane, o Pe. Eduardo Mouzinho, Coordenador da CDJP de Chimoio, o Pe. Elton Laissone, Coordenador da CDJP de Tete, o Pe. Jean di Dieu, Coordenador da CDJP da Arquidiocese da Beira, o Pe. Daniel Raúl, Director do Gabinete de Ligação Parlamentar, a Sra. Lindoca Tomas, Contabilista da CEJP, a Sra. Maria Domingos, Assistente Administrativa da CEJP, o Sr. Bras Djedje, Coordenador de Projectos e o Sr. José Tivane, Oficial de Comunicação e Projectos.