Arquidiocese de Maputo reforça observadores paras as IV Eleições Autárquicas
A Comissão Arquidiocesana de Maputo formou mais agentes para observar as IV Eleições Autárquicas que irão decorrer a 11 de Outubro de 2023. A capacitação decorreu no dia 29 de Julho e teve como facilitador Borges Nhamire, acadêmico e analista político.
De acordo, com Senhor Miguel Ramos, Coordenador Arquidiocesano da Justiça e Paz, a formação tinha como objectivo capacitar os jovens das comunidades periféricas a observar os processos eleitorais e evitar conflitos. No total foram capacitados 15 jovens, sendo 8 mulheres e 7 homens, incluindo uma pessoa com deficiência. Este é o segundo grupo de jovens que é formado na Arquidiocese de Maputo. No primeiro grupo foram formados 20 jovens e trabalharam na observação do recenseamento eleitoral.
Borges Nhamire, abordou a relação entre a fé e a política e enfatizou que a participação dos cristãos na política, de modo particular na observação do processo eleitoral é um imperativo porque o cristão é luz na sociedade e é chamado a contribuir sempre para o bem comum e fazer a diferença nestes processos muitas vezes manchados por fraudes.